Contribuições da OPBB

Para o Pastor e o Ministério Pastoral

A Ordem funciona como uma entidade de classe no sentido mais importante da palavra. Isto é, congrega e congraça pessoas imbuídas dos mesmos objetivos, da mesma missão, que realizam tarefas semelhantes, que compartilham experiências análogas e precisam dos mesmos recursos espirituais, emocionais, intelectuais, humanos e técnicos para sua realização pessoal e do ministério do qual estão investidos.

Ao trabalhar na direção de oferecer aos pastores os recursos para o reforço de sua estrutura pessoal, espiritual, intelectual, familiar e capacitação para o exercício de suas tarefas ministeriais, a Ordem e suas Seções dão estímulo e valorosa contribuição para o progresso pessoal do pastor, da sua família e do ministério que realiza ( I Tm. 3.1-7; I Pd. 5.1-4)

Para a Igreja e a Denominação

Ao congregar e congraçar os pastores para a realização de encontros, retiros, congressos, simples confraternização, a Ordem está lhes oferecendo a oportunidade de uma visão holística quanto ao seu ministério, sua igreja, e quanto à sua Denominação.

Ao ver o que outros colegas fazem e ouvir sermões, palestras e estudos, a visão do pastor estará se abrindo e se voltando para aspectos que certamente não seriam tão facilmente detectados por ele, sem aquela oportunidade de compartilhamento.

A participação do pastor nos eventos da Ordem e de suas Seções é como subir num lugar elevado para se obter uma vista do horizonte. Esta visão panorâmica permite a percepção do conjunto e das conexões. Torna bem nítidos os elos de ligação e de sustentação de todo o sistema do qual se faz parte e que nem sempre são claramente vistos. Portanto, amplia a sua compreensão do que seja a Denominação na qual está inserido e da qual faz parte.

Veja serviços prestados pela OPBB às igrejas aqui

A Igreja, seu Pastor e a Ordem

A Igreja deve apoiar a participação do seu pastor e da sua família nos eventos, especialmente os retiros e congressos da OPBB e da Seção a qual pertence e ver nestas oportunidades um recurso de aperfeiçoamento e crescimento do pastor para a realização do seu ministério. Considerar sua participação como um investimento no pastor e seu ministério. Deve até pedir que ele conte à igreja o que aconteceu de mais importante no evento do qual participou.

O Dia do Pastor

O Dia do Pastor - 2º domingo de junho - foi criado inicialmente como oportunidade para homenagear os pastores e levantar oferta para ajudar os pastores necessitados. Depois, foi utilizado pelas igrejas para homenagear seus pastores.

É claro que pode lhe ser dado este sentido e prestar homenagem justa ao pastor da igreja e à sua família. Todavia, é preciso resgatar o primeiro sentido e dedicar tempo ao reconhecimento do valor do ministério pastoral, oração por todos os pastores e gratidão pelos Pastores idosos e os já falecidos.

O Dia do Pastor terá maior sentido se tiver essa abrangência que, aliás, pode ser liderada pelo próprio pastor da igreja.

Recursos Disponibilizados para o Pastor

  • Recursos do Site www.opbb.org.br 
  • Recursos do Sistema de Cadastro Nacional da AAMP
  • Telefone, email e endereço, disponíveis em Fale Conosco
  • "O Jornal Batista" e "Notícias da OPBB"
  • Congressos e retiros promovidos pela OPBB e pelas Seções Estaduais;
  • Sede e liderança das Seções Estaduais;
  • Livro do Ano, preparado para o Congresso Anual da OPBB;
  • Publicações da Ordem ou recomendadas por ela;
  • Carteira Nacional do pastor batista, gratuitamente;
  • Bolsa Congresso

 

comments
Home A OPBB Contribuições da OPBB