QUEM SOMOS

Quem somos

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), fundada em 1940, com sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro, é uma organização religiosa de natureza federativa, sem fins econômicos, constituída por pastores membros de igrejas filiadas à Convenção Batista Brasileira, doravante CBB. A OPBB é estruturada organizacionalmente através de Seções que podem ter Subseções regionais a elas vinculadas.

A OPBB possui as seguintes finalidades: I – promover a convivência, fraternidade e solidariedade entre os filiados; II – zelar pelo ministério batista, sob todas as formas e aspectos, a fim de que o ministério pastoral seja exercido por vocacionados com boa formação teológica e conduta exemplar; III – tratar dos interesses dos filiados, junto às entidades particulares e aos poderes públicos; IV – fazer gestões junto às igrejas, que objetivem a valorização, a capacitação continuada e o sustento pastoral; V – representar o ministério batista na sociedade; VI – promover encontros, simpósios, conferências, congressos e retiros, visando à confraternização, à capacitação do ministério pastoral e o posicionamento da OPBB, face às demandas da época; VII – diligenciar junto aos poderes constituídos, o cumprimento das garantias, efetivação dos institutos e direitos constitucionais e o pleno exercício da liberdade religiosa, pela efetiva prática dos direitos humanos e pela influência dos valores e princípios cristãos na cultura, nas leis e na vida brasileira; VIII – manter as igrejas e a liderança denominacional informadas sobre os assuntos relacionados com o ministério batista, especialmente sobre os melhores procedimentos para orientação, exame e consagração de candidatos ao pastorado.

Hoje somos mais de 13 mil pastores com cadastro atualizado. A OPBB está dividida em 33 seções, que têm delegação para filiar e desfiliar pastores. A OPBB reúne-se em assembleia anual, junto com a assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB). A OPBB elege a cada dois anos uma Diretoria com 7 (sete) membros, sem nenhum direito à remuneração pelo exercício do cargo. A OPBB administra-se por meio do seu Conselho, composto pela Diretoria e pelos Presidentes e Executivos das Seções, mediante Estatuto que lhe disciplina a conduta e ação.

DIRETORIA OPBB | 2019 - 2021

Presidente: Adilson Ferreira Santos (SP)

Vice Presidente: João Reinaldo Purin Júnior (RJ)

2º Vice-presidente: Diana Flávia Cavalcanti Alves Henrique de Souza e Silva (PB)

3º Vice-presidente: Heber Aleixo de Souza (DF)

1ª Secretária: Raquel Miranda dos Santos Theophilo (RJ)

2º Secretário: Diego Juliano Bravim (ES)

3º Secretário: João Martins Ferreira (SP)

Diretor Executivo: Daniel Ventura Braga (RJ)

Parceiros OPBB

Tel: (21) 3217-6676 (WhatsApp)

Rua José Higino, 416 - Prédio 30 - Sala 101 - Tijuca
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20510-412

escritorio@opbb.org.br

  • Facebook Black Round

2019. Site Oficial da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil